Migração Internacional o Tortuosa Caminho
Neste artigo retrata-se o tema dos fluxos migratórios. É relatada a história de pessoas que passam fronteiras para encontrar uma vida melhor ao entrar noutros países completamente desconhecidos. Os aspectos mais referenciados são: a pobreza, o sistema político, causas naturais, culturais, étnicas entre outras, surgem como principal causa de migração.
Temos como exemplo o povo africano cerca de 9% teve de emigrar devido ao seu sistema político, pois os seus governadores apenas se interessam pelo seu enriquecimento, há falta de trabalho e outro aspecto muito importante é o cultural, cerca de um terço dos migrantes mundiais são pessoas qualificadas que tem de abandonar o seu país para poderem ter uma vida melhor, nos Estados Unidos cerca de 70% são trabalhadores de alto nível.
Muitos destes emigrantes passam por dificuldades, são enganados até muitos deles morrem pelo caminho.
Não devemos perder de vista o ponto humanitário destas pessoas.
Não podemos esquecer as redes clandestinas de migração que chegam ao nosso país em condições precárias entre estes migrantes: a maioria são mulheres e crianças vítimas de tráfico de pessoas.
Devido a estes problemas a ONU promoveu uma reunião com os altos representantes de 120 países para poderem debater os problemas da emigração em todo o mundo.
Por outro lado, temos que ter em conta que a emigração existente, nos países de destino, faz com que se gere uma economia melhor para o próprio país, muitos países subiram a sua economia através da contribuição dos emigrantes.
Mas nos dias de hoje já notamos diferenças a nível da migração mais controlada, mas ainda é moroso o processo ou as soluções em vista que os governos tardam a dar, é um caminho difícil, mas já começa a ser trilhado.
Por tudo isto todos nos cidadões do mundo vamos dizer NÃO ao Racismo, à Pobreza
ao Tráfico de Pessoas, mais Humanidade, dar as mãos e teremos um amanhã mais iluminado!
POR UM AMANHÃ MELHOR!
Trabalho elaborado por:
Sandra nº14
Patrícia nº15
CP_4 Processos Identitários
16-12-2008